Meditar é um ato de amor e prazer que temos a possibilidade de fazer e dar de presente para nós todos os dias. É algo que deve ser agradável e que traz à tona a consciência de que somos sêres espirituais tendo a oportunidade de ter uma vivência e uma experiência física única aqui na Terra.
A imagem que nos acompanha é que este tipo de prática é somente para certas pessoas que tem paciência e que são capazes de ficar sentadas, paradas e imóveis. Meditar é quando entramos em contato com o nosso Eu Interior, e o contato deve ser feito “dentro” e não fora de nós! Por isto que a pratica sugere que fiquemos de olhos fechados e calados em silêncio, porque neste momento estamos dando-nos total atenção e nos conhecendo a cada momento que passa um pouquinho mais. Quando abrimos os olhos, cortamos o nosso contato interno e olhamos para outras coisas dispersando desta forma a nossa atenção.
Muitas vêzes, no dia a dia, nos percebemos pensativos e quietos, mas quando isto acontece estamos sempre pensando em algo, ou olhando e colocando a nossa atenção em alguma coisa. Depois que estes momentos que parecem mágicos acabam, percebemos que estivemos fora de nós, desconectados do aqui e agora. A sensação, que se segue a isto, é a de que estivemos em algum lugar, que nem sabemos onde é. Isto acontece porque sentimos a necessidade de entrarmos dentro de nós, mas como não temos a técnica e nem sabemos o que é isto que estamos desejando tanto fazer, estes momentos acontecem e o que sabemos é que eles são bons e prazeirosos.
Na meditação estes momentos são criados de forma direcionada e não casual. Antes de começar a meditação pela primeira vez, escolha uma palavra que será o seu mantra. Pode ser a palavra universal OM ou o seu nome. A idéia é ficar repetindo mentalmente de forma espaçada a palavra escolhida.
Existem cursos de meditação aonde você pode aprender a técnica e ter acesso ao seu mantra da hora do nascimento. Eu, particularmente gosto e indico o curso de Meditação no Som Primordial que a Marcia de Luca, minha querida amiga, dá no Ciyma.
Agora feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Apenas isso e nada mais. Haverá dias que sentirá vontade de meditar por muito tempo e outros que terá que não tem vontade e nem tempo. Procure lembrar-se nestes dias, que o tempo é uma ilusão. Saia desta ilusão e insista em dar alguns minutos do seu dia para você. Isto irá lhe trazer um bem estar instantâneo. É importante lembrar que a meditação é uma ferramenta que só pode ser praticada por nós e que não conseguiremos recebê-la de mais ninguém e de nenhuma outra forma. Os benefícios da Meditação já foram reconhecidos de forma oficial como positivos pelos médicos em geral e cardiologistas, em particular; portanto não negue este beneficio e este prazer que só você pode dar-se, diariamente, de preferência logo depois de acordar. Se isto não for possivel, faça quando puder, pois o importante é você dar-se atenção e amor pelo menos uma vez por dia. A meditação é uma ferramenta muito poderosa que tem poder de cura para todos os tipos de desarmonias que podemos ter, seja no corpo fisico, no mental ou no emocional e funciona como um e-mail super veloz que mandamos para o nosso corpo e para o Universo!
Texto de Bia de Oliveira.